quinta-feira, 15 de março de 2012

Motivações, ansiedades e fazer o quê?

O que vocês teem feito da vida? Quais as novidades? Todas aquelas? Então, como vão vocês? Eu estou bem, obrigado. Estou, como sempre, há um bocado de tempo sem escrever. Vamos combinar assim: as postagens passam a ser trimestrais, assim estarei sempre no prazo e, eventualmente, poderão ocorrer postagens extras, ok? Eu sei, gostaria muito de escrever toda semana ou a cada quinze dias, mas não dá. Não consigo. Simples assim. Hoje por exemplo, não faço a mínima idéia do que escrever, mas me obriguei a escrever algo e quis começar com aquelas perguntas do início do texto.
Aqueles que lêem este blog, sabem que tenho feito várias coisas e por este motivo não quero falar de mim, mas de outros. Amigos, colegas de trabalho, família, vizinhos. Pessoas em todos os lugares estão vivendo suas vidas. Em função de quê? De quem? O que as motiva?
Aline, nome fictício (ou não), formada em Direito, dedica todas as suas horas "livres" à educação de seu filho e ao estudo para o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Acredita que precisa urgentemente seguir seu sonho de trabalhar na área que escolheu e desta forma dar um "upgrade" na sua vida e assim ter mais tempo para seu filho. Lê (outra amiga) casa-se este ano. Suas atuais preocupações são os preparativos do casamento. Igreja, vestido, salão, festa, dívidas. Tudo deve ser perfeito... e será! Um casal bacana. Realmente combinam. Minha esposa meio que se contagiou com minha reeducação alimentar e começou a se cuidar também (ou foi isso ou o medo do maridão aqui ficar gatão, hehe).
E assim segue a vida. Meus vizinhos de apartamento se tornaram pais há quinze dias. Estão babões como todos podem imaginar. Primeiro filho. Miguel. Nome forte para uma criatura tão pequena. Mas aí olho para o Giancarlo, meu filho, que ontem mesmo era praticamente do mesmo tamanho e hoje está com cinco anos completos. O tempo voa e talvez seja por isto que as pessoas ficam ansiosas. Ansiosas por mudanças. Ansiosas por realizações. Ansiosas pela expectativa do que virá a seguir. Esta ansiedade, de certa forma, é benéfica para nós. Ela nos mantêm em estado de alerta para que nada nos pegue desprevenidos. Entretanto, estar o tempo todo em estado de alerta pode ser estafante, e é por esta razão que tantas síndromes, de origem psicológicas, estão aparecendo. O excesso de informações, esta "infoxicação", não nos dá tempo hábil de assimilar tudo. E aí estressamos, metemos o pé no balde, e se não temos algo que nos motiva a continuar tentando, caímos no ócio.
Por isto, volto a perguntar, o que vocês teem feito da vida? O que os motiva?

A trilha sonora de hoje  foram vários discos de blues. Motivado (a-hã!) pelo excelente show de ontem com o fantástico bluesman Flávio Guimarães, estou a algumas horas ouvindo meus cds (todos eles adquiridos nos diversos shows que o SESC Rio Preto me proporciona). Entre eles, destaque para o recente trabalho de Flávio Guimarães: Flávio Guimarães and friends. Com participações mais do que especiais de Rick Estrin and The Nightcats, Joe Filisco, Igor Prado Blues Band, Charlie Musselwhite, Steve Guyger entre outros. Indispensável.
Abraços a todos, e nos vemos por aí........................ Fui!

4 comentários:

  1. Respostas
    1. 'tamos aí Mr. Jhow... na batalha! Aguardando tb uma atualização de 'A Curiosidade é a Fonte da Sabedoria'.

      Excluir
    2. Se daqui a 3 meses vc não fizer novo post eu vou te cobrar rsss.
      Adoro ler seus posts. Que legal q o Giancarlo já está com 5 anos completos. Me lembro de no ano passado vc falando sobre o bufê.
      Em maio completo um ano da saída de Mirassol, mas o face nos mantêm unidos rsss.
      Adorei o termo "infoxicação".
      Para meu trabalho de conclusão da pós estou lendo/escrevendo sobre a satisfação no ambiente de trabalho. Assim q estiver ok passo pra vc dar uma lida rsss.
      Bjs e felicidades mil.

      Excluir
    3. Paty... seus comentários são cruciais para o desenvolvimento deste blog. Conto sempre com eles, assim como os do meu amigo Jonathan Marckert.
      Sei que o seu TCC será excelente e gostaria muito de lê-lo sim, assim que estiver pronto. Nossos abraços fraternais matinais fazem falta, hehe. Bjos..

      Excluir