quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Reflexões acerca do passado

Ok... eu sei que deveria ter escrito antes mas, não deu. Gostaria realmente de escrever com mais frequência. Assim como gostaria também que meu trampo não me consumisse tanto, minhas dívidas não chegassem tão rápido, e por aí vai... Meu amigo Jack Daniels, fiel parceiro nestes momentos de introspecção, fica ali no balcão, quietinho, engarrafado, olhando para mim com aquela liquidez âmbar, translúcida, melancólica...
Mas agora, sobre o tema deste post, eu lhe pergunto: Se você tivesse a oportunidade de mudar algo em seu passado... "consertar" algum erro cometido, ir a algum lugar que decidiu não ir e se arrependeu, abordar aquela garota do colégio que você nunca teve coragem por causa da timidez adolescente, dizer sim àquele namorado, naquela noite romântica, que nunca mais se repetiu... Você mudaria?
Nossa "pop culture" está abarrotada de exemplos, bons e ruins, acerca deste tema. Filmes como a trilogia "De volta para o futuro", "Efeito Borboleta", mostram as terríveis consequências de atos deste tipo. Mas sempre ouvimos alguém dizer que "se tivesse outra oportunidade faria diferente".
Fiquei refletindo a respeito, e acredito que não. Não mudaria nada. Pensei em várias coisas que gostaria que tivessem acontecido de outra forma, e fui além. O que aconteceu depois? Aconteceria da mesma forma se houvesse acontecido diferente o fato anterior? E cada coisa que veio depois? Como seria minha vida hoje? E se você fizer também este exercício de reflexão, com sinceridade e um pouco de imaginação, verá que sua vida seria hoje bem diferente do que é. Seus amigos provavelmente seriam outros, seu parceiro ou parceira, talvez fosse outro também, se você tem filhos, poderia não os ter ou vice-versa. Poderia ser mais rico e bem sucedido, mas também poderia nem estar vivo hoje. Poderia estar submetido a uma invalidez ou estar em um palco, tocando blues para centenas, ou quem sabe milhares, de pessoas.
A pergunta que deixo aberta no final deste texto é diferente, e complementar, à que fiz no início... Valeria a pena?

A trilha sonora de hoje ficou a cargo de Eric Clapton ao lado do grupo Derek and the Dominos, com quem Clapton gravou o genial Layla and Other Assorted Love Songs. Na virada dos anos 70, depois do final do Cream, Clapton entrou em duas roubadas que mudariam sua vida: apaixonou-se pela mulher do melhor amigo e afundou-se na heroína e no álcool. Alguns chegam a afirmar que, exatamente por estar passando por tanta dor, Clapton gravou alguns de seus melhores blues nesta fase, como "Nobody Knows When you're Down and Out" e "Key to the Highway", ambas do disco acima.

Fui...                          mas volto.

Um comentário:

  1. Ola, meu amigo... cara estou precisando atualizar meu tambem, mas sobre o seu assunto tenho a algum tempo esta mesma opinião, eu não mudaria nada, porque ?Porque acredito e agradeço a Deus, por ter errado em horas "insignificantes" e aprender o necessário para não errar de novo em uma momento importante. Acredito tambem que somos o que vivemos e portanto mudando o passado mudaríamos quem somos, e estou muito feliz com quem sou!! abraçoo!!!

    ResponderExcluir